Bem vindo ao Mais Sociologia!

Estudos relacionados as Ciências Sociais

Contato:

victor@csociais.grad.ufg.br

sevenppm@gmail.com

MSN: sevenppm@hotmail.com

(62) 8418-4368

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Sociedade um organismo em adaptação

Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social. A sociedade, como todo organismo, apresentaria estados normais e patológicos, isto é, saudáveis e doentios.
Durkheim considera um fato social como normal quando se encontra generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante para a sua evolução. Assim, afirma que o crime, por exemplo, é normal não apenas por ser encontrado em toda a sociedade e em todos os tempos, mas também por apresentar um fato social que integra as pessoas em torno de uma conduta valorativa, que pune o comportamento considerado nocivo.
A generalidade de um fato social, isso é, sua unanimidade, é garantida de normalidade na medida em que representa o consenso social, a vontade coletiva, ou o acordo de um grupo a respeito de determinada questão.
Entendendo que o objetivo máximo da vida social é a promoção da harmonia da sociedade consigo mesma e com as outras sociedades, a saúde do organismo social se confunde com a generalidade dos acontecimentos. Quando um fato coloca em risco a harmonia social, o acordo, o consenso e portanto, a adaptação e a evolução da sociedade, estamos diante de um acontecimento de caráter mórbido e de uma sociedade doente.
Sendo assim, conforme Durkheim normal é aquele fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população. Patológico é aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente. Os fatos patológicos, como as doenças, são considerados transitórios e excepcionais.
Fonte: A sociologia clássica – A sociologia de Durkheim.

8 comentários:

  1. não tem nem o que comenta está perfeito.

    ResponderExcluir
  2. bém sou novato nessa área presciso de ajuda e dicas sobre politíca
    knx21@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa estudar português antes de sociologia amigo. ;)

      Excluir
  3. obrigada ficom muito bom..... vai me ajudar muito na escola

    ResponderExcluir
  4. vai me ajudar bastante
    para o trabalho

    ResponderExcluir
  5. muito bom mesmo !!! da pra ter uma base boa do pensamento e da teoria de Durkheim

    ResponderExcluir
  6. essa ideologia de sociedade orgânica também é compartilhada por auguste comté? se sim qual a diferença dos dois filósofos?

    ResponderExcluir
  7. precisando de informaçoes que nao tem ai mas ta ne '

    ResponderExcluir